Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Acorda Cidade

O número de novos casos da Covid-19 continua crescendo da Bahia. Na manhã desta segunda-feira, (7) a médica epidemiologista e responsável pelo centro de operações de emergência da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Izabel Marcílio, falou sobre o cenário da pandemia na Bahia, a ampliação de leitos e as recomendações para o verão emitidas pelo estado.

"É muito triste, é preocupante que as pessoas tenham perdido o medo da Covid-19, como se ela não estivesse aí. Em geral, são pessoas jovens com quadros menos graves, mas elas retornam para suas casas e, por isso que as internações chegam um pouco depois do número de novos casos. Essas pessoas começam a transmitir para pessoas mais vulneráveis. Esse é o grande problema", conta.

Feira de Santana, teve a semana com maior número de novos casos da Covid-19 até então.

De 29 de novembro até 5 de dezembro, Feira de Santana registrou 1.106 novos casos da doença. Os números representam uma média móvel de 158 casos por dia, um aumento de 51% com relação a semana anterior quando foram registrados 730 casos da doença.

Apenas os primeiros dias de dezembro, 954 casos foram confirmados. O número de mortes é o mesmo da semana anterior. Do início de novembro até dezembro foram duas mortes por dia. No domingo, foram registrados 115 novos casos.

Nos hospitais públicos de Feira de Santana, as taxas de ocupação são altas. O Hospital de Campanha está com ocupação de 49% dos leitos clínicos e 67% dos leitos de UTI. No Hospital Geral Clériston Andrade, os leitos de UTI estão com 100% de ocupação.

"O que a gente tem visto é o aumento do número de casos. A gente vem alertando a população há um tempo que a pandemia não acabou. A gente precisa continuar as medidas de proteção. Na medida que começa aumentar os casos, vai aumentar também a internação logo depois, e depois disso é o aumento de óbitos. Então, se está aumentando o número de casos, uma parte desses casos, infelizmente, vai vir a óbito", explicou Izabel Marcílio.

Também foi registrado 100% de ocupação dos leitos em Porto Seguro. Na semana passada, a ocupação dos leitos da cidade oscilava entre 60% e 65%, mas no último sábado (5), registrou os 100% de ocupação. Porto Seguro tem 259 casos ativos de Covid-19 e teve 76 óbitos desde o início da pandemia.

Ainda no sul da Bahia, na cidade de Eunápolis, há cerca de 15 dias que os leitos seguem com 100% de ocupação. Na cidade são 166 casos ativos com 68 óbitos (desde o início da pandemia).

Por causa do aumento de casos e retomada da ocupação desses leitos, o governo da Bahia anunciou reabertura de mais de 100 leitos de UTI. Os leitos serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20), na capital baiana, em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Com isso, o Hospital Espanhol irá operar com a capacidade máxima.

Recomendações do verão

Izabel Marcílio também falou sobre as recomendações emitidas pelo estado que devem ser adotadas no verão.

Ela fez o alerta para que a população seja cautelosa ao circular pelas cidades. Disse que as autoridades compreendem a importância do verão para o estado, mas é essencial que os cuidados sejam redobrados por todos, tanto por aqueles que visitam a Bahia, quanto aqueles que vão deixar o estado para visitar familiares em outros locais.

"A gente sabe que o verão é nossa alta estação, a gente sabe o quanto a Bahia precisa do turismo, os trabalhadores precisam do turismo para rodar a economia, a gente tem essa compreensão, sabe também que é a estação relacionada a diversão, relaxar. Mas a gente tem que redobrar os cuidados e redobrar os cuidados é manter o distanciamento, evitar as aglomerações.

A nota técnica com as recomendações emitidas pelo estado está disponível na internet.

Dentre as recomendações, encontra-se a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.

Fonte: G1

Deixe seu Comentário