Foto: Divulgação

Fonte: Folha do Estado

Em outubro, o volume do setor de serviços na Bahia seguiu com forte alta (10,8%) frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, mostrando o terceiro avanço consecutivo nessa comparação e acelerando o ritmo de crescimento (havia sido de 6,8% de agosto para setembro).

O resultado do setor, na passagem de setembro para outubro, foi o melhor registrado no estado desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, em 2011. Foi também o maior aumento do país e muito acima do índice nacional (1,7%).

Apesar do avanço histórico, influenciado em grade parte por uma baixa base de comparação, o setor de serviços baiano ainda não se recuperou das perdas causadas pela pandemia e segue acumulando queda desde que se iniciou o isolamento social para combater a Covid-19. Nos oito meses de março a outubro, os serviços recuam -4,4% no estado.

De setembro para outubro, o desempenho dos serviços na Bahia (10,8%) liderou o movimento de resultados positivos verificados em 16 das 27 unidades da Federação. Rondônia (-8,2%), Mato Grosso (-8,0%) e Piauí (-4,4%) tiveram, por outro lado, as quedas mais intensas.
Na comparação com outubro de 2019, entretanto, o setor de serviços baiano segue apresentando queda (-6,9%). Ainda que tenha havido uma desaceleração do ritmo de recuo (havia sido de -16,4% em setembro), nesse confronto foi o pior mês de outubro desde 2016, quando o volume dos serviços na Bahia havia caído -10%. Ainda assim o desempenho baiano está um pouco melhor que o nacional (-7,4%).

Dentre os 27 estados, 23 tiveram quedas frente a outubro do ano passado, liderados por Rondônia (-18%), Alagoas (-15,5%) e Sergipe (-15%). Só Roraima (8,5%), Mato Grosso do Sul (7,6%), Pará (2,6%) e Santa Catarina (2,5%) apresentaram altas.
Assim, o setor de serviços na Bahia seguiu mostrando apenas resultados negativos em 2020, frente aos mesmos períodos de 2019, e acumulando um recuo de -17,2% de janeiro a outubro. Este ano é o pior para os serviços no estado desde o início da PMS, em 2011. Nesse indicador, o desempenho baiano se mantém o 2o pior dentre as 27 unidades da Federação, à frente apenas de Alagoas (-19%).
No país como um todo, os serviços acumulam queda de -8,7% no ano de 2020, com resultado positivo apenas em Rondônia (1,2%).
Nos 12 meses encerrados em outubro, os serviços baianos também seguem em baixa (-14,8%). Um desempenho também bastante inferior ao nacional (-6,8%) e o segundo recuo mais profundo entre os estados, mais uma vez acima apenas de Alagoas (-16,6%).