Imagem: Luan Nascimento

Reportagem: Hely Beltrão

Aconteceu na manhã desta sexta (5), um segundo protesto dos moradores de Tiquaruçu, por conta do cancelamento da tradicional Festa de Reis pela Prefeitura, que ocorreria neste sábado (6). O primeiro protesto foi realizado na quinta (4), bloqueando a entrada do povoado de São Vicente. Em matéria publicada anteriormente em nosso site, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, afirmou que o cancelamento se deu por conta do embate judicial entre os poderes legislativo e executivo do município com relação ao orçamento de 2024. Um dos moradores do distrito, Luan Nascimento, relatou à nossa reportagem que a comunidade está indignada.

“A comunidade está indignada com relação a isso, porque é uma festa tradicional, esse cancelamento está prejudicando muita gente, comerciantes, moradores, pessoas que trabalham com entrega de comida, muitas pessoas que se programaram com relação a essa festa foram pegas de surpresa com o cancelamento”, disse.

Já Naiara Cerqueira, afirmou que várias pessoas tomaram prejuízos, e questiona: porque não avisaram antes?

"Recebemos a notícia do cancelamento com muita indignação, é injusto, porque é uma festa tradicional, que ocorre há muitos anos. Ultimamente, o nosso distrito tem sofrido muito com o descaso, todos os anos sempre acontece algum problema no que se refere a nossa festa, seja a de Reis ou o São João. Comerciantes que investiram muito, alguns investiram mais de R$4 mil reais em bebidas e alimentos para depois receber essa notícia de última hora, sem um aviso prévio. Tenho certeza que já sabiam que a festa não aconteceria, sendo assim, porque não avisaram sobre o cancelamento antes? É muito triste isso, pois uma festa que reúne muitas pessoas, não somente da região, mas de outros estados, que inclusive alugaram casa aqui, pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Espírito Santo, todos receberam com muita tristeza e indignação essa notícia. O que queremos é que a tradição não morra, são 200 anos de tradição, o problema não é só a festa, por que na Festa de Reis tem batizado, pessoas que vêm de outros locais conhecer a cultura, o reisado de Tiquaruçu, a minha família, que é natural do distrito, faz parte do reisado. Eles querem matar a nossa cultura e isso não pode acabar”, concluiu.

Deixe seu Comentário