Imagem: Banco de imagens/Pixabay

Fonte: G1

O Brasil atingiu 512 mil casos de dengue em 2024, segundo os dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Os números incluem o volume de casos confirmados e prováveis, ou seja, que ainda estão em investigação. Os números incluem os registros em todos os estados, de janeiro até 12 de fevereiro.

Além dos casos, também foram confirmadas 75 mortes pela doença. Outras 217 mortes estão em investigação. Os casos registrados da doença são quase quatro vezes maiores do que os registrados no mesmo período de 2023. À época, foram 128,8 notificações por dengue.

O Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro tem o maior índice da doença.

Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde, a projeção do aumento de casos da doença se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, com a alta consecutiva e em proporções maiores que as já vistas nos anos anteriores indicam que o país possa chegar aos 4,2 milhões de casos.  

Vacina

A imunização começou na última semana, mas com volume limitado de doses e de forma progressiva. O primeiro lote vai ser destinado a crianças de 10 a 11 anos, segundo a pasta. A vacinação vai cobrir cerca de 500 cidades, cerca de 10% do volume total de municípios brasileiros. Além disso, só vão ser vacinadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) crianças de 10 a 14 anos.

O volume é por limitação de produção do laboratório, a Takeda. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses -- 5,2 milhões foram compradas e 1,3 foram doadas.

Deixe seu Comentário