Foto: Izinaldo Barreto

Fonte: SECOM/PMFS

O Comitê de Gerenciamento de Crise se reuniu na manhã deste domingo (18)  para avaliar e reforçar as ações de prevenção e correção que estão sendo executadas pela Prefeitura de Feira de Santana para solucionar os efeitos das chuvas que voltaram a cair de forma intensa no município desde a tarde de ontem (17).

O encontro aconteceu no Paço Municipal Maria Quitéria e foi coordenado pelo prefeito Colbert Filho com a presença de representantes de secretarias municipais. A previsão é de chuva é até a próxima terça-feira (20).

O Comitê de Gerenciamento identificou que em alguns pontos do município há a necessidade de intervenções que demandam alto grau de complexidade e custo elevado, a exemplo do Campo Limpo, Panorama e Baraúnas, além de ações de macrodrenagem em canais e lagoas do município.

"A drenagem é um serviço de alto custo, porém é um investimento necessário. É para essa e outras intervenções que a Prefeitura solicita da Câmara Municipal a aprovação de empréstimo no valor de R$ 160 milhões para aplicar em projetos de drenagem e macrodrenagem no município", afirma o prefeito.

AÇÕES INTENSIFICADAS

Os trabalhos para correção do sistema de drenagem em bairros com maior registro de ocorrências foram intensificados pela Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (SOMA) desde o final de janeiro, quando o município foi atingido por fortes chuvas.

"Estamos substituindo manilhas quebradas, refazendo o rejuntamento das redes, desobstrução com hidrojateamento, limpeza de caixas e bocas de lobo, além da continuidade da  vídeo inspeção das redes com uso do robô", afirma o diretor de Execução de Obras, Ianco Pinho.

Outro problema apontado na reunião são as construções irregulares em cima de canais, o que podem provocar  alagamentos. Essas casas serão notificadas pelo Município.

A coordenadora da Defesa Civil, Anna Karolinne Rebouças, destacou que o órgão segue monitorando as previsões de chuvas e enfatiza o compromisso do comitê em atender rapidamente as demandas da população.

"É importante que todos fiquem atentos às previsões e caso necessitem da Defesa Civil entre em contato através do número 156. Também é recomendado que as pessoas evitem o contato direto com a água e em caso de alagamento nas residências desligar as fontes de energia".

A reunião do Comitê de Crise contou com a participação dos secretários municipais Carlos Brito (Planejamento), Moacir Lima (Prevenção à Violência e Promoções de Direitos Humanos), Eliene Cerqueira (Habitação) e Renata Maia (Comunicação Social).

Ainda compareceram os superintendentes de Operações e Manutenção, João Vianey, e Trânsito, Cleudson Almeida, o presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho, o procurador geral, Augusto Graça Leal, e chefe de Gabinete do prefeito, Fanael Ribeiro.

Deixe seu Comentário