Imagem: Internauta

Reportagem: Hely Beltrão

Servidores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Feira de Santana, cogitam paralisar as atividades no dia 28 de março. Em áudio enviado à nossa redação, uma fonte revelou que os problemas vão desde precárias condições de trabalho, como falta de material, ambulâncias quebrando e diferenciação salarial entre pessoas que realizam a mesma função.

"Algumas ambulâncias quebram, a base do SAMU está em um local muito apertado, o técnico auxiliar de regulação médica, Rafael Silva, tinha sido demitido, mas entrou na Justiça e foi reintegrado. Houve também, uma mudança na escala de trabalho dos auxiliares telefônicos, antes eram 12h, agora são 6h, prejudicando-os bastante. A situação do conforto, os alojamentos feminino e masculino que estão prontos, mas até o momento não sabemos o motivo de não podermos acessar, já foi todo reformado e está em plena condição de uso. Com relação ao REDA (Regime de Direito Administrativo), há uma animosidade, um condutor por exemplo, que entrou recente, ganha mil reais a mais do que eu, que estou lá há mais tempo. Com relação às ambulâncias, divulgam que são 10 ambulâncias que atendem, mas não procede, apenas 6 estão ativas, à noite reduz para 4".

Em nota enviada a Alpha Comunicação,  a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) negou a falta de materiais nas ambulâncias do SAMU e ressaltou os altos índices de atendimento realizado pelo órgão.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o abastecimento de materiais do SAMU é feito regularmente, e caso  haja necessidade, é realizado um reabastecimento extra. Os equipamentos, incluindo o ventilador mecânico, funcionam normalmente nas ambulâncias. O órgão é referência na assistência para casos de urgência e emergência em Feira de Santana. Somente neste ano, mais de 6.500 ocorrências foram atendidas. Em média, 90 chamadas são recebidas de forma diária. Na cidade, o serviço é disponibilizado 24h, por meio do número 192.

Em 2023, o SAMU obteve diversos investimentos  como a aquisição de cinco novas ambulâncias, descentralização das bases e realização de processo seletivo para preenchimento de 238 vagas com quadro de reserva. Neste ano, o serviço instalou uma nova base no Shopping Popular para garantir uma resposta mais ágil às demandas de emergência, considerando a concentração de pessoas e atividades na região comercial. Além disso, também está previsto a aquisição de quatro novas ambulâncias, sendo uma de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vale ressaltar que a coordenação do SAMU sempre esteve à disposição para o diálogo com os profissionais.

Deixe seu Comentário